30 novembro 2012

Perdas e ganhos!


Quando perdemos ou ficamos privados de uma situação ou mesmo de algo, nessa altura é que damos o devido valor.  

Quando a nossa condição física nos permite caminhar, saltar e correr, não damos valor à pedra preciosa que temos na mão, só quando a perdemos, é que sabemos realmente o seu valor.

Na minha situação atual, costuma dizer-se que não é carne nem é peixe. Estou numa fase que já ando sozinha, mas tem de haver alguém por perto durante a marcha, contudo no treino no tapete que envolve: no gatinhar, rastejar, atividades de joelhos, etc., já sou bastante independente.

Não pensem que me estou a queixar, pelo contrário, estou muito contente com os meus progressos ao longo destes anos todos.

O sentimento de perder algo (como por exemplo, um objeto que gostamos, uma amizade, a nossa independência, um amor, etc.), deixa-nos fragilizados e tristes, parece que nos tiraram o tapete e ficamos sem chão. Mas não podemos ficar agarrados àquilo que se perde, pois isso faz parte do passado.

No meu caso a perda foi considerável. Pois perdi quase tudo o que tinha conquistado ao longo da minha vida, só não perdi o amor dos meus pais, do meu irmão e família. Perdi a possibilidade de exercer a minha profissão, que tanto gostava, um casamento e uma casa já planeados, pessoas que julgava minhas amigas e que não o foram, concluindo, passei por muitas deceções.

Ganhei também uma grande lição de vida, ao ver o mundo de outro modo. Pensei lutar pelas minhas vitórias e sobretudo aprendi a dar mais valor a pequenas coisas que a vida nos oferece, como já referi na mensagem aprendizagem. É preciso acrescentar que também acabei por fazer novas amizades com pessoas bem-intencionadas que me têm ajudado muito.

Apesar da minha realidade ser completamente diferente da realidade antes do acidente, continuo a ser bastante otimista, persistente, teimosa e ansiosa. Às vezes prejudico-me, por ter este feitio.

O que quero transmitir é: o que se perde no passado fica no passado, pois já não é possível voltar atrás para se recuperar. Aprendemos a lidar com as novas mudanças. Quem nos rodeia também aprende e aqueles que ignoram passam pela viva sem provar a sua verdadeira essência.

É claro que podemos pensar naquilo que perdemos de uma forma saudosa, acho que é natural. O que não é normal é ficar de tal modo agarrado ao que se perdeu, que não se aprende a dar o verdadeiro valor ao que se ganhou com a nova mudança.

Deste modo a nossa vida é composta por constantes lutas e batalhas sucessivas, perdas e ganhos. Assim não podemos baixar as armas, porque há sempre a esperança.

 

5 comentários:

  1. Perfeita lucidez!!!!
    Quem me dera ter meu passado tão resolvido como tens o teu...
    És linda. Mais uma vez, Parabéns pelas tuas grandes conquistas, pela força e por pensares assim.
    Um beijo amiga e companheira de luta.

    http://youtu.be/T6xbW5o6FZY

    http://youtu.be/ZPh9jp9CR9k

    ResponderEliminar
  2. Patricia,

    Daqui e o fred, o filho da vanda. Li todos os teus posts.Nao caio no facilitismo de dizer que o passado nao interessa,mas interessa mais o futuro.A vida ensinou-me isso e sou um miudo,vou percebendo aos poucos,mas nunca entenderei da mesma forma que tu a palavra "futuro".Sonhos levam-me a lutar,a desesperar, a querer mais, a nao querer de todo. Futuro leva-te a acordar sonhos. Muitas saudades tuas,penso em ti,penso muito.
    beijo e tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando me referi ao passado ficar lá atrás, foi de uma forma saudosa. Hoje em dia nao posso voltar a querer as coisas que tinha na altura. Nao podemos esquecer o passado, pois ele faz parte do presente e do futuro e daquilo que nós somos.
      Obrigado pela tua msgem, gostei muito.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Sou terapeuta da fala e vim "ancorar" aqui no seu blog... Comecei pelo último post e logo ali vi uma mulher de força, não resisti e continuei a ler... De facto não devemos ter medo da mudança, mas perder capacidades que se tem, de um momento para o outro, faz com que muitas pessoas percam a força e a esperança... A resposta (como tão bem sabe e escreve) é NÃO DESISTIR, NUNCA! Cada pequena vitória resulta numa GRANDE conquista e numa alegria enorme,mais um passo no sentido da recuperação... Só quero mesmo deixar uma mensagem: NUNCA PERCA ESSA FORÇA!

    ResponderEliminar
  4. Please let me know if you're looking for a article writer for your site.
    You have some really great posts and I feel I would be a good asset.
    If you ever want to take some of the load off, I'd love to write some material for your blog
    in exchange for a link back to mine. Please shoot me an email if interested.
    Many thanks!

    Check out my blog themes Woocommerce

    ResponderEliminar