07 outubro 2012

Vitórias

Nesta mensagem, vou revelar-vos pequenas grandes vitórias que foram essenciais para a minha reabilitação. Atualmente, encontro-me muito melhor e mais independente, em todos os aspetos.
 
 

 

 

Felizmente, nunca perdi a memória e intelectualmente, estou muito bem, pois a parte cognitiva não foi afetada. Por este fato, não fiquei agarrada a uma cama ou a uma cadeira para o resto da minha vida, que mal tinha começado. Aceitei esta nova realidade e luto contra ela todos os dias sem nunca cessar nem baixar as armas de guerreira que sou.
 
O tónus muscular diminuiu bastante, o que permite realizar as minhas atividades diárias, assim como, tomar banho sozinha (só preciso que me ajudem a passar para a banheira, o resto faço eu). Se me derem algum tempo, consigo vestir-me e despir-me sozinha, já estou muito mais rápida e coordenada e as amplitudes dos meus movimentos estão quase normais, aquilo que me custa mais são os movimentos muito finos, como apertar um botão ou apertar o soutien. Calçar os sapatos e pôr as meias foi uma dura batalha, mas eu venci esta pequena guerrilha.
 
Após anos de estímulos constantes, mobilizações, alongamentos e muitas dores musculares, hoje consigo caminhar na passadeira do ginásio, de uma forma certinha e controlada. Este trabalho na passadeira, para ser conseguido, foram precisos muitos pré-requisitos, tais como, ter a noção do meu corpo e do seu alinhamento, não basta só senti-lo. O mais importante é a forma como o meu corpo está representado no meu cérebro e estimulá-lo nesse sentido, de modo correto. Quando ando sozinha (se não estiver cansada), os passos saem duma forma automática. No presente, consegui perceber que não e preciso muita força, basta utilizar os músculos harmoniosamente, porque andar e fácil para quem nunca perdeu essa capacidade.
 
Através da fisioterapia, já consigo gatinhar, de modo certo, rastejar alinhada e rebolar sem ser em bloco. Estas novas aquisições dão-me um jeitão, porque ao virar-me na cama, já não desmancho os lençóis e não fico entalada nas roupas.
 
Comer pela minha mão foi um trabalho árduo. Comecei com um engrossador no cabo da colher, com um antiderrapante debaixo do prato e uma barra adaptada do lado direito para a comida não voar, tal não era a descoordenação que tinha. Hoje consigo comer sozinha, sem adaptações nenhumas. O que resultou do meu esforço e dos meus que me acompanham nesta caminhada da vida, e também, porque, os meus braços e as minhas mãos, já o permitem fazer de modo mais ou menos harmonioso.
 
Como já referi anteriormente neste blog, fiquei muito afetada da visão, mas graças a Deus e à minha força, recuperei bastante. Fiz vários exercícios de fisioterapia constantes para reconhecimento e ter noção do meu corpo e do seu alinhamento. Estes envolveram várias estratégias dadas pelos meus queridos terapeutas ao longo destes anos todos. A equidade visual ainda não está normal, assim como, os campos de visão. Mas estou no caminho certo para a recuperação da mesma. O que quero dizer com isto é, por exemplo, a palavra “continente”, ao primeiro olhar, não vejo o primeiro “e”, tenho que rodar a cabeça e só assim consigo ler a palavra. Mesmo assim, estou mais rápida a ler, principalmente desde que comecei a escrever no computador. Este processo só é possível com a ajuda de um programa, este “lê” as letras que eu clico quando estou a escrever e eu confirmo no ecrã.
 
Por isso, estou muito orgulhosa por ter criado este blog, pois é fruto de um grande esforço e trabalho da minha parte, tendo uma pequena ajuda da minha prima, a editora.


4 comentários:

  1. Que garra!
    Gostei muito da tua partilha :)
    Quando puderes visita também o meu blog: isabarata36.blog.pt
    Um forte abraço de Luz e Amor
    Isa

    ResponderEliminar
  2. Parabéns linda Patrícia.
    Não sabes, ou talvez saibas, a ajuda e a força que dás aos outros.
    Sinto muito orgulho e respeito por ti.

    http://youtu.be/JGUffmGf5KA
    um belo filme e música.

    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Estou tão orgulhosa de ler este teu blog!!Partilhares a tua experiência, a tua coragem vai certamente inspirar muitas pessoas, mas vai ajudar-te também a ti!! Parabéns! Keep up the good work! Bisous

    ResponderEliminar